domingo, 29 de abril de 2012

Planejamento no uso de pneus e roteirização

Introdução

Uma generalização do problema clássico de roteirização de veículos. Neste problema, os pontos a serem atendidos podem ter diferentes frequências de visitas e a roteirização deve considerar um período de planejamento. Portanto, é preciso decidir quais são os melhores dias de visita para cada ponto, para que a roteirização seja otimizada para todo o horizonte de planejamento.

Este problema ocorre no contexto da logística. Neste caso, não só os roteiros de coleta devem ser determinados como também os dias em que cada fornecedor pode ser visitado, dado que os diferentes fornecedores podem ter diferentes frequências. Com a finalidade de explorar novas abordagens para este tipo de problema de maneira que houvesse um aumento na qualidade de soluções e diminuição do tempo.

Consiste em remover a banda de rodagem desgastada para que então, através de um novo processo de vulcanização, seja inserida uma nova banda de rodagem no pneu. A manufatura é realizada com o propósito de ampliar o ciclo de vida útil dos pneus e pode ser classificada em três tipos: recauchutagem, recapagem e moldagem.

A manufatura

É importante mencionar que embora usado seja necessário que o pneu atenda as condições mínimas de qualidade (estrutura intacta e banda de rodagem com sulcos e saliências que permitam sua aderência ao solo) para que seja passível de reforma. Pneu ou pneumático novo: aquele que nunca foi utilizado para rodagem sob qualquer forma; Pneu ou pneumático reformado: todo pneumático que foi submetido a algum tipo de processo industrial com o fim específico de aumentar sua vida útil de rodagem em meios de transporte, tais como recapagem, recauchutagem ou moldagem;

- Pneu ou pneumático inservível: aquele que não mais se presta a processo de reforma que permita condição de rodagem adicional. Os pneus automotivos apresentam, em geral, a seguinte constituição: banda de rodagem, talões, carcaças e flancos, conforme pode ser visualizado na figura 2. Carcaça: É a estrutura interna do pneu cujas funções são reter a pressão causada pelo ar e sustentar o peso do veículo.

Talão: Possui uma forma de anel sendo constituído por diversos arames de aço de alta resistência, recobertos por borracha. Sua função é manter o pneu acoplado ao aro impedindo vazamentos de ar. Flancos: Constituem a parte lateral do pneu e tem a função de proteger a carcaça. São constituídos de borracha com alto grau de elasticidade.Banda de rolagem: É a parte do pneu que entra em contato direto com o solo. Sua função é proporcionar aderência, boa tração, estabilidade e segurança do produto.

Os sistemas de controle e gerenciamento dos pneus, com a capacidade de armazenar dados precisos e confiáveis. Os três pontos são os principais benefícios dessa nova integração: o controle patrimonial do pneu, o sistema de gerenciamento e a recuperação de dados acumulados (controle).
A recapagem
É o processo de reconstrução do pneu através da substituição da banda de rodagem. A recauchutagem é processo de reconstrução do pneu através da substituição da banda de rodagem e dos ombros e a remondarem é processo de reconstrução do pneu através da substituição da banda de rodagem, dos ombros e de toda a superfície de seus flancos, este processo também é conhecido como recauchutagem de talão a talão. (Resolução 258/99 – CONAMA).

Impactos da Logística Reversa de Pneumáticos para a Sustentabilidade Ambiental .De acordo com Leite (2003), como consequência dos impactos dos produtos descartados no meio ambiente, é crescente a preocupação ecológica dos consumidores, as novas legislações e os novos conceitos de responsabilidade empresarial. O conceito de sustentabilidade refere-se com a capacidade de manter algo constante, ou estável, por longo período. O desenvolvimento sustentável pode ser entendido como “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades” (BRAGA ET al., 2002, p. 216). As informações sobre a atividade econômica de uma empresa e o meio ambiente são aspectos de compromisso com o desenvolvimento sustentável, ou seja, desenvolver sustentavelmente significa promover o desenvolvimento econômico concomitantemente à preservação do meio ambiente. Depois de anos produzindo sem refletir sobre as consequências de sua relação com o ecossistema, o pensamento ecológico ganha importância no cotidiano das empresas, porque investir em desenvolvimento sustentável pode trazer vantagem competitiva (VELLANI, 2007). A questão ambiental nas organizações vem ganhando importância crescente, e a partir da década de 90 aumentou a preocupação sobre os impactos ambientais causados por materiais e produtos, que no seu pós-uso são depositados de forma inadequada na natureza (LACERDA, 2002). Segundo Goto e Souza (2008) os novos padrões de competitividade de serviços ao cliente e as preocupações com a imagem corporativa tem incentivado cada vez mais a criação de canais reversos de distribuição que solucionem o problema da quantidade de produtos descartados no meio ambiente. Neste contexto, a logística reversa ganhou importante destaque nas etapas do processo de gestão de resíduos sólidos, uma vez que esses materiais retornam em diferentes centros produtivos na forma de matéria-prima secundária.



 Logística no  Gerenciamento de  Pneumáticos

No estudo feito por Goto e Souza (2008) os autores verificaram a contribuição da logística reversa dos pneus sob a visão dos diversos níveis de gerenciamento dos resíduos sólidos. Os autores aplicaram uma pesquisa empírica junto aos reformadores, aos revendedores e aos consumidores. Para a análise empírica utilizaram um modelo de gerenciamento de resíduos sólidos e logística reversa do pneu com o propósito de analisar a redução do consumo, a reutilização, a reforma, a reciclagem, a incineração com aproveitamento de energia e a disposição de pneus inservíveis em locais inadequados.

Considerando o modelo proposto no estudo de Goto e Souza (2008), conforme ilustração da figura 2 propõe-se nesta pesquisa analisar as etapas propostas do pós-consumo e a contribuição da logística reversa de pneumáticos para o desenvolvimento da sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Para o gerenciamento adequado dos pneus pós-consumo, com o apoio da logística reversa, serão analisadas as seguintes etapas: a reutilização; a reforma; a reciclagem e a incineração com aproveitamento de energia.

Os autores consideram que: Do ponto de vista da logística reversa, a vida de um produto não termina com a entrega ao cliente, uma vez que os produtos se tornam obsoletos, danificados, ou deixam de funcionar, devendo retornar ao ponto de origem para serem adequadamente descartados, reparados, manufaturados ou reaproveitados. [...] A logística reversa contribui ainda para minimizar o impacto ambiental ao longo da vida do produto, por meio da redução na fonte, da reutilização, da substituição e da reciclagem de materiais, com a visão de cadeia: do ponto de consumo ao ponto de origem (GOTO e SOUZA, 2008 p.2) Leite.

Motivos para que isso aconteça não faltam, pois quando a questão é medir os custos inerentes ao transporte rodoviário, ele se destaca como um dos principais itens na planilha dos profissionais do setor. A lógica indica que quanto mais organizado e preocupado com o negócio é o transportador, maior é a sua atenção com os pneus, porque são os procedimentos indicados pelo fabricante que trazem resultados positivos imediatos em relação à obtenção de maior quilometragem durante a vida útil, tanto da banda de rodagem quanto da carcaça do pneu.


A vida dos pneus

Em resumo, cuidados e manutenção reduzem os custos do quilômetro rodado. O tema que abre a série de informações reunidas neste Boletim trata da questão da pressão - alta e baixa -, com destaque a uma informação de grande importância, de que a cada 100 pneus inutilizados 80 são por motivo de pressão de inflação incorreta.

É uma perda muito alta que pode facilmente ser evitada. Este trabalho se presta também a falar da sangria, uma prática nociva ao pneu, que ainda não saiu totalmente de moda. Cuidar dos pneus é tarefa simples, e deve fazer parte da rotina diária dos motoristas, pois mantê-los corretamente calibrados, alinhados e balanceados, entre outras providências, são atitudes comuns para aumentar sua durabilidade, além de contribuir com o meio ambiente.

Aliás, também faz parte deste trabalho um capítulo que alerta sobre a responsabilidade ambiental de cada um, mantendo o veículo devidamente regulado. Este Boletim de Orientação Técnica Goodyear foi criado para ser um instrumento que facilita a vida dos profissionais que trabalham com transporte rodoviário. É uma ferramenta simples, de valor extraordinário, que propõe mostrar o quanto vale a pena para o negócio dar mais atenção aos pneus.

Todas as questões sobre o uso correto dos pneus, com e sem câmara, o tipo conforme aplicação (urbano, rodoviário, misto ou fora de estrada), rodízio, combinação de duplos e ressulcarem, entre outros itens com estreita relação ao produto e seu uso, alta temperatura decorrente do aquecimento oriundo do sistema de freio também pode provocar problemas. O problema está na falta de manutenção do sistema de freio. Também entra na relação à antiga questão do excesso de carga no caminhão, pois um excesso de 20% chega a provocar perda de até 30% no desempenho do pneu.

Alinhamento, Balanceamento, Caster e Camber também mereceram destaque, pois estão diretamente relacionados ao desgaste da banda de rodagem. Cabe citar com o propósito único de orientar os usuários de pneus, e levá-los a evitar que os ladrões de quilometragem roubem parte do lucro do transporte. O pneu, indiscutivelmente, é um dos itens mais importantes do caminhão. Trata-se de um componente que merece cuidados por parte do motorista.

 Chip no pneu conforto e precisão

A grande utilidade do chip é quanto à identificação precisa dos pneus. A ideia de aplicá-lo nesse segmento nasceu no setor rodoviário, no qual um problema muito comum era exatamente o extravio dos pneus durante a utilização, seja por conta de trocas ou de vendas. "Com o chip esse risco é anulado, pois é possível ter a certeza de que o pneu que sai da garagem é o mesmo que volta".

A vida útil do chip é indeterminada, sendo suficiente e até mesmo maior que a vida útil do próprio pneu. A empresa relata que existem alguns que estão em trabalho a cerca de cinco anos. Uma solução que chega de forma completa e integrada, não apenas na questão do chip, mas sim a tudo referente a essa tecnologia, levando, primordialmente, uma informação precisa, confiável e inteligente que visa ajudar o setor, seja ele rodoviário ou agora agrícola também, a reduzir seus custos. Essa é a nossa preocupação e nossa rede está orientada no mesmo sentido para prestação de serviços adequados para o beneficio do usuário".

O chip representa um avanço no gerenciamento que, até então, era feito apenas de forma manual com a utilização de 'número a fogo' - marcação na lateral do pneu feita com um ferro aquecido. "Nesse processo, o profissional responsável anotava o número de identificação e o levava para um controle central e, muitas vezes, o erro acontecia na própria transcrição dos dados ou mesmo pela própria dificuldade de se enxergar o número gravado. Este é mais um problema que o chip elimina, pois na medida em que aproximamos o pneu de uma leitora com o sinal de radiofrequência a identificação é precisa, sem a necessidade de intervenção humana", descreve, observando que os chips, no caso da Bridgestone, possuem código aberto, ou seja, qualquer dispositivo de leitura consegue acessá-lo.

Era natural que durante o processo algumas informações registradas no sistema acabassem se perdendo. Com a chegada do chip, o armazenamento do histórico é possível. "O sistema de gerenciamento, além de apresentar esses dados, funciona como sistema preventivo, que pelo acúmulo dos dados consegue cruzar informações e predizer o que pode vir acontecer com determinado pneu, em determinado momento, aconselhando trocas, rodízios, manutenção e permitindo que se comparem os pneus da frota. Antes, para inspeção manual de um caminhão com dez posições, gastava-se cerca de uma hora e agora, com o chip e demais ferramentas que o sistema dispõe, esse tempo cai para 15 minutos.


Roteirização com Planejamento

Atividades estratégicas: essas atividades relacionam-se às decisões e à gestão estratégica da própria empresa. A função logística deve participar de decisões sobre serviços, produtos, mercados, alianças, investimentos, alocação de recursos etc. É considerada como sendo de longo alcance, no qual o horizonte é maior do que um ano; Atividades táticas: envolve um horizonte de tempo intermediário, geralmente menos de um ano. Exige um conhecimento profundo do problema em questão, e abordagens específicas devem ser personalizadas; Atividades operacionais: é a tomada de decisão de curto prazo, usualmente feita em base por hora ou diárias. Opera com dados acurados, e os métodos devem ser capazes de manipular um grande volume desses dados e ainda obter planos razoáveis.

Um planejamento logístico eficiente pode auxiliar na gestão dos processos presentes na cadeia de valor de uma empresa para a geração de oferta de valor superior ao cliente, que resultará em vantagem competitiva frente à concorrência. Uma forma de se obter essa vantagem é não esquecer que há uma ligação direta entre o mercado e a organização que busca satisfazer as necessidades do cliente: é a área de logística aplicada ao marketing. Redução de custo: é a estratégia dirigida para minimizar os custos variáveis associados à movimentação e à estocagem. A melhor estratégia é geralmente formulada pela avaliação de meios alternativos de ação, como a escolha entre diferentes localizações de armazéns ou a seleção entre modais alternativos de transportes. Os níveis de serviço se mantêm constantes, enquanto alternativas de custo mínimo estão sendo estabelecidas, tendo assim a maximização do lucro da empresa;

Roteirização Eficiência na Distribuição de Produtos

A cadeia logística é o canal de movimento do produto ao longo do processo industrial até os clientes. Mas pode-se dizer simplesmente que é a sucessão de manuseios, movimentações e armazenagens pelas quais o produto passa desde que são matéria-prima, conjuntos semielaborados, até chegar ao cliente final. A cadeia logística pode ser dividida em três partes:

1. Suprimentos, que gerencia a matéria-prima e os componentes. Compreende o pedido ao fornecedor, o transporte, a armazenagem e a distribuição. 2. Produção, que administra o estoque do produto semiacabado no processo de fabricação. Compreende o fluxo de materiais dentro da fábrica, os armazéns intermediários, o abastecimento do posto de trabalho e a expedição do produto acabado. 3. Distribuição, que administra a demanda do cliente e os canais de distribuição. Compreende o estoque do produto acabado, a armazenagem, o transporte e a entrega ao cliente.

Quantidade de produtos desta cadeia depende em grande parte da quantidade de manuseios que sofrem os materiais, das distâncias que percorrem (e o tempo que tardam em percorrê-las) e do nível de estoque que existe nos armazéns. Esta quantidade de material pode ser medida de duas formas: Em dinheiro - o custo monetário de todo material que chega ao canal. Isto nos diz quanto capital está imobilizado em forma de estoque. Em tempo (lead time) - tempo em que uma unidade de material levaria para percorrer todo o canal desde que entra até sair. Este parâmetro nos diz qual é a nossa distância ao cliente em tempo para poder reagir ante as novas demandas de mercado. Na atualidade, as estratégias logísticas estão evoluindo com grande rapidez. São vários os fatores que facilitam e contribuem a esta mudança. Entre os mais relevantes estão:

Profissionalização e especialização: a gestão logística se considera como uma fonte importante de oportunidades competitivas e se destinam recursos a ela. A visão tradicional da mera gestão burocrática de estoques, armazéns e transporte estão em vias de extinção. Aparição de empresas especializadas: fruto desta profissionalização da logística moderna tem aparecido no mercado empresas que oferecem serviços logísticos integrais: análise, projeto, implementação e gerenciamento das necessidades logísticas da empresa. Com ela se abriu a possibilidade da subcontratação de toda ou parte da cadeia logística.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

A contribuição da logística reversa, nas etapas de gerenciamento adequado dos pneus pós-consumo: a reutilização, a reforma, a reciclagem e a incineração com aproveitamento de energia, com vistas ao desenvolvimento da sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Os custos de manutenção são diretamente afetados pelas condições de uso dos veículos, que, no caso brasileiro, sofrem desgaste excessivo por causa da precária infraestrutura rodoviária.

Ao longo de sua vida útil, os caminhões se desgastam mais, quebram mais, se envolvem em mais acidentes e passam mais tempo nas garagens por causa dos problemas nas estradas.

Cada vez que um veículo de carga ou de passageiros fica fora de circulação, ele diminui a disponibilidade da frota. E a capacidade de transporte varia em função dessa disponibilidade. Atualmente, 63% do transporte no Brasil são feito pelo modal rodoviário.

“Nós só teremos custos de transportes mais competitivos no Brasil se nos aprimorarmos em gestão de frota”, afirma o consultor Piero de Sora, da Fleetcom Serviços e Tecnologia.

“É necessário adotar técnicas gerenciais que gerem resultados e procurar o equilíbrio econômico-financeiro do negócio”.


ANEXO

 Gente & Notícias

G & N Armazém A Stan Desenvolvimento Imobiliário construiu o Modular I, seu primeiro projeto destinado às atividades de armazenamento e logística. A área, de 1 345 metros quadrados na região de Tamboré, Grande São Paulo, é dirigida a empresas que buscam um local para estocar e distribuir seus produtos.

Atenção eletrônica A Delphi apresentou em abril a profissionais ligados a postos de serviços em São Paulo novo conceito de atendimento para veículos diesel. O projeto, batizado Delphi Diesel Point, oferece treinamentos a oficinas para tornar a prestação de serviço e o diagnóstico de sistemas eletrônicos mais eficientes. Cara nova A AmstedMaxion está reformulando sua identidade visual. O objetivo da empresa é se aproximar mais dos mercados nos quais está presente. CD A Jamef Encomendas Urgentes inaugurou Centro de Distribuição em Barueri, na Grande São Paulo, com 36 docas e área total de 6,5 mil metros quadrados. Centenário A Goodyear comemora 100 anos do início da produção de pneus para aviação, fabricados nas plantas da empresa nos Estados Unidos, Tailândia e Holanda. No Brasil, a fábrica de São Paulo, SP, produz e faz recauchutagem de pneus para aviação desde 1943. Hoje é responsável pelo fornecimento de 90% da frota brasileira, incluindo aviação civil e militar.

Chat A FedEx Express lançou serviço de atendimento online via chat por meio de seu site www.fedex.com/br. O serviço, primeiro da empresa na América Latina, funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h. Dez anos A Ford celebra dez anos do Odontomóvel, caminhão equipado com consultório odontológico completo, que presta atendimento gratuito a caminhoneiros de todo o Brasil. Diesel 44,7 bilhões de litros. Esta foi à quantidade de diesel comercializada no País no ano passado, volume 7,7% superior ao ano anterior. De acordo com o relatório anual das revendas de combustíveis, elaborada pela Fecombustíveis, Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes, o resultado do setor poderia ser melhor caso não houvesse a desaceleração econômica no fim de 2008. Estreia A Mercedes-Benz entra no segmento de midibus – categoria intermediária entre micro-ônibus e ônibus urbano – com o início das vendas do chassi OF 1218. O modelo pode receber carroçarias entre nove e 9,6 metros de comprimento, com até 36 assentos.  Verificou-se a importância da logística reversa em cada uma das etapas de gerenciamento do pneumático e, principalmente, As vantagens Apresentadas para a sustentabilidade ambiental, como: trazer a possibilidade da reciclagem dos pneus inservíveis; benefícios ao ambiente com economia de recursos naturais; economia de recursos energéticos gastos na fabricação de borracha, aço e fibras têxteis e economia de outros tipos de combustíveis (exemplo em coo- processamento em indústrias de cimento e a produção de energia).

Falha Uma falha de sinalização na Marginal Pinheiro em São Paulo está atormentando a vida de caminhoneiros e transportadoras. Uma placa na altura da Ponte do Jaguaré orientava os caminhoneiros a trafegarem pelas faixas três e quatro. Um pouco à frente, entretanto, um radar multava os veículos que estavam no trecho indicado pela CET, Companhia de Engenharia de Tráfego. Após várias reclamações, a placa foi retirada na sexta-feira, 24 de abril. O departamento jurídico do SETCESP, Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo e Região, estão ajudando seus associados a recorrerem dessas multas.

Frete O custo do transporte aumentou, em média, 7,6% de março de 2008 a fevereiro de 2009, de acordo com estudo elaborado pelo Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Econômicas, ligado à Ntc&logística. A entidade, que reúne os transportadores de cargas e logística, sugere que esse percentual seja embutido imediatamente no frete. Laboratório O Centro de Tecnologia de Emissões Veiculares da Umicore recebeu R$ 10 milhões em investimentos para desenvolver catalisadores para caminhões e ônibus movidos a diesel. Made in Germany A MERCOSUL Line, especializada no transporte marítimo de contêineres, concluiu processo de importação de seus dois novos navios adquiridos na Alemanha. Agora a empresa aguarda liberação das autoridades brasileiras para navegar por aqui. Cada embarcação tem capacidade nominal de 2 500 TEUs e conta com 268 tomadas para cargas refrigeradas. Mais barato O governo brasileiro criou um grupo de estudos para analisar a redução do preço do diesel. A conclusão dos trabalhos, no entanto, levará algum tempo, entre três ou quatro meses, segundo Edison Lobão, ministro das Minas e Energia. Mais um mandato Rafael Wolf Campos foi reeleito presidente da Anfir, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários. O empresário, também diretor-presidente da Boreal, assumiu em 1º de junho de 2006 e permanecerá no cargo até 31 de maio de 2011.

MAN O grupo MAN AG registrou lucro operacional de € 100 milhões no primeiro trimestre deste ano, retração de 76% frente a idêntico período de 2008. O faturamento foi de € 2,5 milhões, 27% abaixo na comparação com os primeiros três meses do ano anterior. MAN O grupo MAN AG registrou lucro operacional de € 100 milhões no primeiro trimestre deste ano, retração de 76% frente a idêntico período de 2008. O faturamento foi de € 2,5 milhões, 27% abaixo na comparação com os primeiros três meses do ano anterior. Melhor trimestre O Banco Mercedes-Benz teve o melhor primeiro trimestre em 13 anos no Brasil com o financiamento de R$ 684,6 milhões, volume 42% maior do que o negociado no mesmo período de 2008. Em unidades, foram 5 992 veículos comercializados no primeiro trimestre contra 3 955 em igual período do ano passado. O Finame foi responsável por 74% dos financiamentos, o Leasing 20% e o CDC, Crédito Direto ao Consumidor, 6%.

Milk Run Em março, a MWM International realizou workshop com todos os seus 160 fornecedores nacionais para tratar do Milk Run 100%, projeto que dá continuidade à iniciativa-piloto em andamento há seis meses. O sistema de coletas roteirizadas por regiões e por janelas de entrega era realizado com rotas fixas. Com o novo sistema a roteirização, diária, é gerada por um software.

Na tela A prefeitura de Porto Alegre, RS, colocou monitores em cem ônibus da cidade com programação voltada aos passageiros. Em junho serão instalados equipamentos em outros 111 ônibus. O Canal Você exibirá conteúdo exclusivo e 100% digital, transmitido com tecnologia 3G. Nova geração A Randon S.A Implementos e Participações anunciou David Abramo Randon seu novo diretor-presidente, em substituição a Raul Anselmo Randon, que permanece na presidência do Conselho, órgão colegiado de direção superior da companhia.

Novos ares Antônio Dadalti foram nomeados vice-presidente comercial e institucional da Iveco Latin America. Formado em administração de empresas e com vários cursos de especialização no currículo, Dadalti ingressou na indústria automobilística na década de 60. Por muitos anos trabalhou na Volkswagen Caminhões e Ônibus, onde se aposentou em 2007 como diretor de vendas e marketing. Nos últimos dois anos foi diretor de assuntos corporativos e estratégicos da ACAV, associação dos concessionários VWCO.  Para a Coreia O Navistar Engine Group fechou acordo para desenvolvimento e produção de motores diesel para dois novos modelos de ônibus da Daewoo Bus que serão comercializados na Coreia e em outros mercados. Neste pacto, a MWM International, afiliada da Navistar, fornecerá motores MaxxForce para a Clark, que desenvolve e produz ônibus para a Daewoo naquele país. A produção começará em meados de 2011. Potenciais portos De acordo com o plano de outorgas elaborado pela Antaq, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, o governo brasileiro tem em mãos leque com 45 novos portos para atender ao crescimento da demanda por cargas projetadas até 2023. O estudo identifica os locais dos potenciais terminais – o que não quer dizer, no entanto, que todos os projetos ganharão vida. Fernando Fialho, diretor-geral da Antaq, calcula que, destes, serão construídos de fato entre cinco e dez portos. Presidente A Abifer, Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, tem novo presidente: Vicente Abate. Engenheiro metalurgista com MBA em marketing, Abate ocupa atualmente o cargo de diretor de relações corporativas da Amsted Maxion.

Recall Agrale e Marcopolo convocam os proprietários dos modelos Furgovan 8000 caminhões 8500 TCA, chassis MA7. 9 TCA e MA8. 5 TCA, e Volare V8 e V8L fabricados em 2007 e 2008 a comparecerem a um concessionário para verificação e eventual substituição do eixo traseiro. Conforme comunicado, alguns veículos podem ter esse componente trincado na extremidade. A convocação envolve 2 726 unidades. Veja a relação dos chassis ao lado: Resultado A Alstom obteve elevação de 5% em seus pedidos recebidos e de 11% em suas vendas entre 1º de abril de 2008 e 31 de março de 2009, comparados com o exercício anterior. A margem operacional alcançou 8,2% e o lucro líquido foi de € 1,1 bilhão, alta de 30%. A empresa estima margem operacional do grupo de 9% em março de 2010.

Reverência O engenheiro Aldebert de Queiroz (ao centro) foi homenageado pela Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, pelos cinquenta anos dedicados à indústria automobilística brasileira. Queiroz, que foi diretor da Mercedes-Benz e hoje trabalha como assessor especial da presidência da Anfavea participou ativamente de acontecimentos relevantes do setor – como, por exemplo, o Proálcool.

Segredo Um dos próximos lançamentos da Iveco na América Latina desfila pelos pátios da Randon em Caxias do Sul, RS. São caminhões leves baseados em modelos da parceria que a montadora mantém na China, Yuejin. Sim, sim O governo do Paraná viu com bons olhos proposta para a construção de alcoolduto que ligará Maringá, Norte do Estado, ao porto de Paranaguá. O valor da obra é de aproximadamente US$ 260 milhões. Para Anísio Tormena, presidente da Alcopar, Associação de Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná, o projeto permitiria descongestionar as rodovias de Maringá para o Litoral, e reduzir os custos do produto.
Referencia Bibliográficas

L Wu… - Transportes, 2008 - revistatransportes.org. BR.

www.convibra.com.br/dwp.asp?id=1153&ev=5

http://infogps.uol.com.br/blog/2007/03/14/empresas-tem-nova-ferramenta-de-gerenciamento-de-frota/

http://infogps.uol.com.br/blog/2007/03/13/geo-studio-lanca-nova-versao-de-rastreador-veicular-com-tecnologia-gpsgsm/

http://valdecircosta.wordpress.com/2012/04/26/toyota-industries-investira-r-101-milhoes-em-fabrica-de-empilhadeiras/

www.autodata.com.br/modules/transpodata.php?m=gente&edid...

http://valdecircosta.wordpress.com/2011/02/07/cerca-de-7-dos-caminhoes-aferidos-apresentam-excesso-de-peso/










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