domingo, 29 de abril de 2012

Gestão de Ações Corretivas com Vantagens Competitivas

Gestão de Ações Corretivas com Vantagens Competitivas

Ilustra um modelo para efetuar-se o controle das operações logísticas. Podendo-se usar o uso de relatórios e a auditorias para efetuarem-se as medidas de desempenho, e também exemplos de mecanismos (computador ou pelo administrador) para efetuar-se a comparação e a tomada de ações corretivas, caso seja necessário. •.

De posse dos resultados obtidos pela medição do desempenho das atividades, compara-se com as metas e padrões de desempenho definidos. Caso seja necessário executa-se uma ação corretiva.

Vantagem Competitiva ou Diferencial é tudo aquilo que faz com que algo ou alguém fique diferente, ou um conjunto de características que permite a uma empresa serem diferente por entregar mais valor sob o ponto de vista dos clientes, operando a um custo menor, com um lucro maior, diferenciando-se da concorrência e, por isso, obtendo vantagens no mercado. Há duas maneiras de se ter uma vantagem competitiva: ser único (a melhor) ou ser diferente (a mais comum).

Dentre os 5Rs de sucesso que conhecemos, (Relevância, Reconhecimento, Receptividade, Expansividade e Relacionamento), existe um em especial que trato de vantagem competitiva. O "Reconhecimento" refere-se a você ter um serviço único ou diferente para os seus clientes, refere-se a você produzir um serviço ou produto com características que levem o cliente a comprar de você e não dos concorrentes. Sendo assim "Reconhecimento" e vantagem competitiva têm o mesmo conceito.

Para atingir tais objetivos, cada organização parte para o encontro do seu próprio caminho; contudo, a opção pela da logística como instrumento de um bom desempenho, tem sua base na administração estratégica dos materiais e das informações, direcionando, de forma eficaz, os produtos desde sua origem até seu destino final.

Não é mais aceitável que produtos / serviços fazem a diferença por si mesmo e nem imaginar que o sucesso de hoje estará garantido no amanhã. As empresas bem sucedidas ou têm vantagens de custo ou possuem vantagem de valor, ou até as duas combinações. É preciso reconhecer que a logística e o gerenciamento da cadeia de suprimentos podem oferecer grandes meios para aumentar a eficiência e a produtividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário