domingo, 29 de abril de 2012

Integração da Logística de Produtos, Informações e Armazenagem.

Os clientes, em todos os mercados, estão cada vez mais sensíveis ao tempo. Em outras palavras, eles o valorizam e isto se reflete em seu comportamento de compras. Por exemplo, nos mercados de consumo, os clientes decidem sua escolha entre as marcas que estiverem disponíveis naquele momento. Se a marca preferida não estiver no estoque, é bem provável que seja adquirida outra substituta.

No passado, com frequência, o preço exercia uma grande influência na decisão da compra. Hoje em dia, ele continua importante, mas um dos principais determinantes da escolha do fornecedor ou da marca é o custo do tempo.

Algumas vezes, a velocidade de resposta é o objetivo dominante a ser atingido na empresa. Por exemplo, a forma pela qual o trabalho do pessoal do depósito é organizado (a gama de tarefas para as quais eles são treinados, a sequência de atividades em seus procedimentos, a autonomia que eles têm para decidir sobre uma ação adequada, e assim por diante).

Logo, operador logístico é o parceiro ideal para as organizações atingirem seus objetivos: prazo de entrega e redução de custos totais da cadeia de suprimento. A visão que o operador logístico vai proporcionar á organização é aquela visão industrial dinâmica vê a empresa como um conjunto de fluxos intensos e dinâmicos, enfocando sempre a velocidade e a intensidade dos materiais e equipamentos que passam na empresa, e não dos materiais e equipamentos que param na empresa.

É essa visão dinâmica que o operador logístico pode proporcionar nas áreas de armazenagem, estocagem e distribuição e aquisição de materiais e serviços e uma integração maior com as outras áreas da organização através da logística integrada, disponibilizando as informações certas para as áreas certas, o que é essencial.

Na visão da organização, a armazenagem não cria valor para o cliente, é um custo a mais para a organização. Além de todo o processo de armazenagem de matéria prima e produção tem ainda a armazenagem do produto pronto à espera do cliente dependendo do tipo de produto pode fazer um posponement (que é a retardação do produto final), e trabalhar as parcerias como elos de uma corrente, demonstrando que todos os elos são importantes para o resultado final.

A gestão de armazenagem bem administrada é um fator chave para a organização estabelecer critérios para trabalhar com parceiros, com o operador logístico, que não é só transporte. O operador logístico administra a armazenagem dos produtos acabados, em armazéns da organização ou dele mesmo se necessário, pois é na armazenagem que o serviço ao cliente ganho uma importância fundamental. Uma ótima gestão de armazenagem tende a diminuir os custos totais logísticos, beneficiando todo o processo produtivo da organização.

Logística Integrada é a integração de toda a organização, com um só objetivo: a satisfação do cliente, deixando de trabalhar em silos isolados e trabalhando em conjunto, sabendo que cada decisão que se toma influencia toda a organização. A logística integrada procura maximizar o lucro e reduzir os custos, tornando a organização mais competitiva no mercado, deixando-a mais flexível e mais ágil, para atingir o ótimo desempenho esperado pelos acionistas.

Uma organização integrada é o que busca toda a administração, com olhos voltados para um objetivo comum: contribuindo para que a capacidade de resposta ao mercado seja cada vez mais rápida. Vamos conseguir isso quando a logística tiver interface com o marketing, com a produção, com o transporte, controle de estoques, armazenagem e movimentação de materiais e outras atividades da organização, quando ela conseguir toda a interatividade de todo o processo produtivo.

Depois de haver analisado os origens dos operadores logísticos, á diferença com a transportadora tradicional, suas funções e serviços, etc.; aparece aquela incógnita de se tive alguma evolução conceitual especifica á logística, desde o surgimento da figura operador logístico?

Chego á hora de falar da Supply Chain Management (SCM). A Supply Chain é uma evolução do conceito de logística, é a responsável pelo gerenciamento do fluxo de toda a cadeia de suprimentos desde o fornecedor do fornecedor passando pelo fabricante até o cliente final, então é responsável pela gestão da cadeia de suprimentos.

 Essa evolução ocorreu devido à concorrência, que não se dá mais entre empresas, mas entre cadeias. Se essa corrente tiver um elo fraco e partir, compromete toda a cadeia. A seguinte definição foi adotada pelo Wood Jr (1997), Poirier & Reiter consideram o Supply Chain Management um sistema que envolve todos os elementos de uma cadeia de produção, do fornecedor de matéria-prima até a entrega do produto (ou serviço) pelo comércio varejista (ou pela empresa prestadora de serviços) ao consumidor final, visando à otimização da cadeia de valores como um todo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário